Um dia de chuva em Nova York

Queria falar do filme separando o artista da pessoa.

O filme é um clássico Woody Allen, muito bom, com um humor subversivo, um mocinho depreciativo e um ritmo adorável. Por mais que não seja um filme que tire várias risadas de você, é um filme que te deixa entretido.

O elenco jovem, com Timothy Chamalet, Selena Gomez e Elle Fanning (essa última, inclusive, está sensacional e muito amável), é um refresco em contrapartida com os galãs quarentões que o diretor sempre escala. Nem o elenco mais velho atrapalha o ritmo do filme. A passada da história transcorre um pouco rápido demais, afinal, é um dia em Nova York, mas você consegue entrar no clima. A sensação de que é uma ficção, mas que ao mesmo tempo é uma situação plausível traz um conforto que só um filme do Wood Allen pode trazer.

Porém, é difícil separar o artista da pessoa. E durante o filme inteiro tem uma voz no fundo da sua mente, te lembrando de todos os escândalos que o diretor está envolvido. Ele e sua enteada estão em uma guerra de cartas públicas pelos jornais dos EUA (Sua enteada o acusa de abuso sexual, mas investigadores concluíram que Woody é inocente e que não ouve abuso, mas Dylan Farrow insiste que o ex-padrasto é culpado). E isso estraga toda sua experiência com o filme. Talvez a sensação de relaxamento e tranquilidade que você sente após a exibição seria mais duradoura se a voz não insistisse em apontar esse escândalo. Os atores doaram seus salários para a caridade, após uma nova carta aberta da enteada de Allen.

O filme é um clássico Woody Allen. É tão Woody Allen que se você não soubesse que era um filme dele, falaria: “Nossa, parece um filme do Woody Allen”. Então se você conseguir separar o artista da pessoa, vá em frente, é um filme muito bom.

Imagens: Um dia de Chuva em Nova York/Woody Allen

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s