Acordei (quase) assim

Sabe uma coisa que me irrita muito em séries, filmes e no que as blogueiras/atrizes/cantoras demonstram no  instagram? A perfeição de acordar ou tomar banho e sair com o cabelo perfeito.

Como uma mulher com cabelos semi-ondulados (aquele formato meio bléh, nem ondulado, nem enrolado, nem liso… só uma bagunça mesmo), eu fico IRADA quando vejo elas lavando a cabeça e saindo de casa assim, de cabelo molhado e logo depois no próximo stories/cena as ondas e cachos perfeitos. Elas não passam nem um leave-in (eu tenho 5 em casas e nenhum funciona!).

Sério, francamente, elas não se preocupam com  frizz? Com a chuva? (outro detalhe é elas tomando chuva como se não fossem parecer um leão logo depois).

É claro que isso é muito mais profundo do que minha simples irritação. É o que se espera delas. Das mulheres ideais. É esperado a perfeição, acordar maquiada e sem olheiras, com os dentes escovados e os cabelos sedosos em ondas perfeitas…

Como escritora, admito que já descrevi mulheres assim nos meus livros. As personagens não tem problemas com os cabelos ou corpos ou aparência. Tendo me defender dizendo para mim que não abordo o tema pois não é condizente com a história (um livro é um suspense, outro é uma aventura fantástica), mas a verdade é que eu me deixo levar pelo padrão do “acordei assim, perfeita”. Se cabe na história a descrição de uma personagem, deveria caber seus defeitos, afinal, não são personagens perfeitas.

É muito mais pratico e romântico a personagem estar simples, porém perfeita na cena. É muito mais rentável a blogueira já estar maquiada e penteada. É muito mais econômico pular as descrições não tão perfeitas em livros para focar em algo mais e deixar com que o imaginário das pessoas ocupe-se do resto.

Eu não gosto de usar maquiagem no dia a dia.

Ok, deixa eu reformular isso. Eu tenho PREGUIÇA de usar maquiagem no dia a dia. E quando eu acordo? já apaguei alguns stories que fiz pela manhã quando vi meu cabelo e cara inchada. E já usei filtros belíssimos do insta no dia a dia porque não queria mostrar as espinhas e olheiras.

Acontece que eu acordei (quase) assim. E reclamar da falta de honestidade quando eu mesma não pratico a apreciação da cara de sono e cabelo revoltoso é bem hipócrita.  Mas também é automático.

Proponho um exercício. Apreciarmos mais o nosso acordei assim. Acordar de manha e olhar no espelho e não procurar uma falha sequer, apenas sorrir para nós mesmas e dizer você está uma gata.

Por mais que tentemos, não podemos fugir de nós, principalmente quando acordamos, sem filtros e sem fingimentos.

Maria Flávia.

Ps: odeio também que ninguém fica com o dente sujo depois de comer aqueles baldes enormes de salada. NUNCA UMA ALFACEZINHA FICOU PRESA? impossível.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s